O escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM) divulgou imagens de sua proposta de torre de uso misto de 54 andares em Hangzhou, China. Erguendo-se 288 metros, o "Hangzhou Wangchao Center" procura atuar como porta de entrada para o recém planejado distrito da cidade de Qianjang Century. Com 125 mil metros quadrados de espaço para escritórios, hotéis e comércio, o projeto representa as ambições de Hangzhou em se tornar um destino global, fomentadas pela escolha da cidade para sediar os Jogos Asiáticos em 2022.
Uma estrutura primária de oito grandes colunas inclinadas para o exterior confere fluidez à fachada envidraçada e possibilita ao mesmo tempo plantas grandes e flexíveis. À medida que as colunas primárias divergem, colunas perimetrais secundárias se ramificam para manter o mesmo espaçamento. Acima do saguão, uma treliça de transferência de cargas conecta as colunas primária e secundária, criando um espaço aberto no hall.
A silhueta distinta do Hangzhou Wangchao Center deriva de um processo de projeto integrado que resolve critérios programáticos, estruturais e ambientais. Localizada na intersecção de várias grandes redes de transporte, a torre é um marco no projeto orientado para o desempenho e é emblemático para o futuro de Hangzhou como um novo destino global.
-Gary Haney, Sócio do SOM
O Hangzhou Wangchao Center tem conclusão prevista para 2021.